sexta-feira, outubro 22, 2010

Que dizer aos estudantes?

A economia mundial está em dificuldades. Mas não é a única coisa que está com problemas. A teoria económica também está em crise. E os estudantes deram-se conta disso antes dos seus professores.

Em 2000, um grupo de estudantes de economia em França iniciou um movimento de protesto contra a forma como se desenvolvia o ensino desta disciplina. Foi feito circular um manifesto criticando o abuso na construção de modelos cada vez mais abstractos e afastados dos problemas da economia real. A queixa mais importante era que os programas docentes estavam orientados para modelos irrelevantes, cada vez mais afastados dos problemas do mundo real.

O protesto ultrapassou o âmbito das universidades francesas e cedo foi ratificado em muitas universidades da Europa. A rebelião deu lugar a uma nova rede de economistas autodenominada “pós-autista”, em referência à tendência da teoria convencional (ou ortodoxia neoclássica) a fechar-se no seu discurso sem ouvir os sinais do mundo. Hoje oferece uma publicação electrónica gratuita (Real-World Economics Review, paecon.net) e um blogue (rwer.wordpress.com) interessante.

Sem comentários: