
Neste 11 de novembro foram realizadas na cidade polonesa de Varsóvia manifestações organizadas pela extrema-direita para comemorar a independência da Polônia (11 de novembro de 1918). Desde 1989 os neonazistas poloneses aproveitam esta data como desculpa para ir às ruas de Varsóvia.
Este ano os grupos antifascistas haviam planejado organizar bloqueios no estilo dos coletivos de Dresden (Alemanha), para impedir que os 700-800 neonazistas marchassem pelo centro da cidade.
Mais de 2000 antifascistas foram mobilizados durante todo o dia para impedir que a marcha nazista fosse desenvolvida, conseguindo bloquear os nazistas por várias horas.
As centenas de policiais antidistúrbios que protegiam os nazistas reagiram contra os antifascistas em várias ocasiões para defender o desfile nazi, usando gás lacrimogêneo e cassetetes. Houve tumultos e incidentes com grupos nazistas em alguns pontos do centro da cidade.
O saldo da repressão foi de 33 antifascistas detidos. No mesmo dia, à noite, foi organizada uma manifestação em frente à delegacia em que os detentos foram levados.
Mais infos:
http://www.rozbrat.org/
Imagens:
http://www.rozbrat.org/galeria/category/236
http://picasaweb.google.com/ex3qtor/11Listopada2010#
Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=X-iEVWYgKUk&feature=player_embedded
Vídeo da concentração em frente da delegacia:
http://www.youtube.com/watch?v=EE-7fTX0hQ0
agência de notícias anarquistas-ana
Sem comentários:
Enviar um comentário