quarta-feira, novembro 03, 2010

Vítimas de pedofilia impedidas de chegar à Praça de S. Pedro

Vítimas de crimes sexuais praticados por padres católicos, manifestaram-se, ontem, domingo, em Roma para exigir justiça à Igreja que, durante décadas, encobriu um fenómeno de dimensão mundial. Vieram de 13 países e juntaram-se numa vigília com o objectivo de chegar à Praça de S. Pedro. Foram impedidas pela Polícia.

Ao longo do dia, muitas dezenas de pessoas concentraram-se na capital italiana. Cada manifestante trazia uma pedra do seu país e pretendia depositá-la na Praça de S. Pedro e formar uma grande pilha. Para que o Vaticano não esqueça as milhares de vítimas de abusos sexuais de clérigos. E os governos de todo o Mundo se empenhem na defesa das crianças que sofrem agressões sexuais.

Ao fim da tarde, envergando camisolas onde se podia ler a palavra "Basta" em diversas línguas e empunhando archotes, marcharam em direcção ao centro nevrálgico da Igreja Católica, mas agentes da polícia paramilitar impediram o acesso, como já era expectável, dado que o Vaticano não autorizara a realização da vigília. Os manifestantes dispersaram ordeiramente.

Sem comentários: