quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Irlanda: Romper a conexão com o Euro!

A crise em torno do Euro é fonte de instabilidade crescente no seio da própria União Europeia. A UE a elite política aqui na Irlanda – que executam activa e voluntariamente as políticas e os diktats das forças económicas dominantes no seio da UE, em particular os capital financeiro alemão – gostam de dar a impressão de que está tudo sob o seu controle e de que podem dominar todos os acontecimentos e brincar com eles. Contudo, toda nova medida que põem em prática cria novas problemas. As dificuldades acumulam-se.

Durante os meses de Outubro e Novembro eles estabeleceram o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira "a fim de fornecer assistência rápida e eficaz em liquidez, em cooperação com o Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (EFSM) e o Fundo Monetário Internacional, e isto na base de programas enérgicos de ajustamento das políticas económicas e fiscais a aplicar pelos Estados membros afectados tendo em vista assegurar que a dívida permaneça sustentável".

Nos fim de Novembro, alemães e franceses puseram-se de acordo sobre o estabelecimento de um Mecanismo Europeu de Estabilidade Permanente. Os objectivos acordados são claros: "A assistência fornecida a um Estado membro da zona euro repousará sobre um programa enérgico de ajustamento económico e fiscal e sobre uma análise rigorosa da sustentabilidade da dívida efectuada pela Comissão Europeia e o FMI, em ligação com o BCE".

Sem comentários: