domingo, junho 16, 2013

Facebook e Microsoft confirmam pedidos de dados de utilizadores


A rede social e a gigante informática revelaram ter recebido cerca de 16 mil pedidos de dados de clientes por parte dos EUA.

O Facebook e a Microsoft confirmaram que o governo norte-americano pediu informações sobre os seus utilizadores, no âmbito de várias investigações.
Segundo o "Washington Post", só no primeiro semestre de 2012 a rede social recebeu entre 9 mil a 10 mil pedidos por parte da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), que estavam associados a cerca de 18 mil ou 19 mil utilizadores.
Já a gigante informática revelou ter recebido entre 6 mil a 7 mil solicitações por parte do governo norte-americano, que abrangeram entre 31 mil a 32 mil pessoas.
O Facebook garante que teve esta semana várias reuniões com os representantes da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos e quando teve a aprovação para dar alguns números, divulgou-os "em menos de um minuto".
"Muitas vezes rejeitamos as solicitações, pedimos ao governo que modere os pedidos e damos muito menos dados do que nos pedem. Respondemos como exige a lei", explicou Ted Ullyot, advogado do Facebook.
De acordo com a empresa, os pedidos de dados dos utilizadores estão relacionados com diversas casos, como no âmbito da investigação de um sheriff para encontrar uma criança desaparecida, a caça a um fugitivo ou uma ameaça terrorista.
Estas explicações surgem depois dos jornais "Washington Post" e "The Guardian" terem revelado há uma semana que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos tem acesso a dados de utilizadores de empresas como o Facebook, Microsodt, Google, Skype ou Apple.