quinta-feira, janeiro 15, 2015

Enquanto dormias, eles viravam-se


Encontrei no Google esta imagem, que suspeito ser do barco que se virou na madrugada passada, ao largo de Sintra. Segundo li, o barco chama-se Santa Maria dos Anjos e terá 11 metros. Portanto, aposto que é este. Que “era” este.


Ora bem, estão a caminho de Portugal 21 mil milhões de euros de fundos comunitários. Uma parte substancial deste dinheiro devia ser para renovar a frota de pesca. Era reabrir esses estaleiros todos e começar a fazer barcos de jeito para nos fazermos ao mar. A Europa que tenha calma, porque não queremos mais barcos – querer, queríamos, mas pronto – para já é só renovar a frota.
Por favor, não vamos rebentar 21 mil milhões de euros a produzir mirtilos, está bem? Eu adoro mirtilos, mas precisamos de barcos novos e de melhorar as condições de trabalho no mar. Como é que ainda estamos nisto, de barcos com nomes de santas a virarem-se na praia? E fica tudo na maior, como se tivesse de ser mesmo assim.
Estamos sempre muito preocupados com a segurança aérea, por exemplo, e investimos muito nas nossas estradas e ferrovias. Já os que vão para o mar… que Deus os acuda e as Nossas Senhoras que os guiem. Se as preces falharem, temos sempre umas postas de pescada congeladas.