segunda-feira, fevereiro 02, 2015

Algumas notas sobre a actualidade

- O Syriza ganhou as eleições. Logo no dia seguinte o seu líder tomou posse como primeiro-ministro. No dia seguinte já havia ministro das Finanças e o anúncio de algumas medidas. Ontem, o novo governo grego já se tinha reunido. Em Portugal, no Parlamento, ontem, ainda se discutiam os resultados das eleições de domingo na Grécia. No entanto, estamos melhor do que a Grécia. A conclusão: Quanto menos os políticos fizerem, melhor para todos.
Ricardo Salgado revelou numa carta as pessoas com quem se reuniu para tentar salvar o seu banco, mas talvez seja melhor começar a dizer com que pessoas é que não se reuniu, pois parece que visitou os dez milhões de portugueses.
- Uma das pessoas que Salgado visitou foi Cavaco. Duas vezes. É claro que o Presidente podia e devia reunir-se sobre a situação do BES mas jamais com o presidente do banco. Podia reunir-se com membros do Governo, com o governador do Banco de Portugal, etc.. Jamais com Salgado. No próximo passeio oficial deverá ir só a Primeira Dama com uma amiga. O Presidente fica de castigo.
- Ainda sobre Cavaco e sobre o BES, parece que o PCP e o Bloco querem ouvir o Presidente. Que grandes malucos. São mesmo syrizas. Isto para a nossa bitola equivale a cocktail molotov contra o palácio presidencial.
- O presidente do BPI afirmou esta quinta-feira que é bom não serem sempre os mesmos a liderar a Grécia. De repente, parece que liderar a Grécia é como ir pôr o lixo à rua. A verdade é que Ulrich queria desviar as atenções do seu prejuízo superior a 160 milhões, como quem diz “é só um prejuizozito, como podem constatar continuo a fazer piadas”.
- Entretanto, o PS criou um gabinete só para se demarcar do PSD e do CDS. Os objectivos do gabinete passam por mostrar ao eleitorado as enormes diferenças. Um gabinete, que alegria. Noutros tempos tinham feito uma fundação. Talvez duas, porque às vezes uma não chega. O eleitorado é muito grande.
- Excluindo o ministro da Saúde, que anda a engatar médicos, pouco se ouve falar do Governo, o que leva a crer que estão entretidos a tirar as botas a José Sócrates, que vai mesmo levar o caso a Tribunal. Não deixava de ser curioso se um indivíduo detido por luvas enfiasse uns quantos na prisão por causa de umas botas.