quinta-feira, abril 02, 2015

Perto de 20 contos inéditos de Fernando Pessoa publicados hoje!

Cerca de duas dezenas de contos inéditos de Fernando Pessoa são publicados na próxima quinta-feira, sob o título "Estrada do esquecimento e outros contos", anunciou hoje a editora Assírio & Alvim.

"Reúne-se nesta edição um conjunto de narrativas de Fernando Pessoa, das quais 20 se encontravam ainda inéditas", afirma a editora em comunicado enviado à Lusa, acrescentando que esta obra surge na continuidade de "O mendigo e outros contos", publicada em 2012.
À semelhança desta coletânea, a nova tem uma introdução de Ana Maria Freitas, investigadora do Instituto de Estudos sobre o Modernismo, da Universidade Nova de Lisboa, que tem estudado o espólio do escritor.
Na nota introdutória, Ana Maria Freitas adverte que "esta, como outras edições da obra de Pessoa, partiu de textos que não tinham ainda atingido um estado final".
"Embora a intenção de publicar nunca estivesse longe do pensamento de Pessoa, pouco da sua obra de ficção foi publicado em vida. Este facto implica que qualquer edição da sua obra tenha de percorrer o caminho que o autor fez ao criar os seus textos e tentar adivinhar as suas intenções para garantir a fidelidade ao seu projeto", escreve a investigadora.
Ana Maria Freitas afirma que "a organização da prosa ficcional confronta o editor com as dificuldades próprias da obra de Pessoa --- a fragmentaridade e a incompletude de uma obra sempre em progressão --- a que se vêm juntar a dispersão e a não correspondência entre títulos e textos. A escrita é feita em continuidade, os textos são retomados ao longo do tempo e deixados, muitas vezes, em aberto, como se ao autor repugnasse o ato de encerrar, de fechar as hipóteses a explorar numa narrativa".