segunda-feira, junho 22, 2015

Por Que Devemos Apoiar a Grécia

Ao lutar contra a austeridade mais brutal na Europa, o povo grego está a travar uma batalha épica pelo futuro da democracia europeia, e merece o apoio de todos os ativistas anti-pobreza.
Eleito há menos de seis meses, o governo anti-austeridade do Syiza continua a enfrentar a ira profunda dos líderes europeus. Vilipendiado e atacado, tanto por políticos como pelos media, o «crime» do Syriza é representar os direitos e a dignidade do povo grego, em vez dos interesses financeiros e empresariais que, normalmente, põem e dispõem das instâncias de decisão política europeias. É por isso que o Syriza mantém a popularidade, e é também por isso que as instituições europeias estão tão furiosas.
A Grécia tem sido vítima de um dos exemplos mais brutais de austeridade dos últimos tempos, sofrendo na pele o desemprego em massa, o aumento acentuado das taxas de suicídio, assassinatos, infeções por VIH, depressão, abuso de drogas e gente sem-abrigo. Mas esta tremenda depressão podia ter sido evitada, se as vidas dos gregos tivessem sido postas à frente dos lucros dos bancos europeus.

Sem comentários: