domingo, novembro 27, 2005

Prefácio Inédito

Reunem-se neste volume todos os trabalhos e artigos, publicados e inéditos, que o autor destas páginas teve oportunidade de escrever nestes últimos dezasseis anos. Há excepção de alguns trabalhos de características mais marcadamente académicas no âmbito da Hermenêutica Filosófica, noventa por cento destes estudos giram directa ou indirectamente na órbita da investigação sistemática ou da influência explicita de um único nome: Pierre-Joseph Proudhon. O contacto directo com a obra do pensador socialista francês, aconteceu pela primeira vez em 1975 e já nessa altura exerceu juntamente com outros nomes do universo anarquista uma poderosa atracção. O estudo sistemático de Proudhon e da sua obra complexa, enciclopédica e multifacetada, deu-se na ponta final da Licenciatura em Filosofia, em 1984. Todos os trabalhos levados a cabo sobre Proudhon foram realizados a partir desta data.
Se alguma vez houvesse a oportunidade da publicação editorial destas investigações, certamente que alguns dos trabalhos "não-proudhonianos" não seriam publicados e seriam relegados para o fundo poeirento de alguma gaveta. Como isso ainda não aconteceu, reunem-se "por atacado" todos os trabalhos, desde o primeiro com data de 1979, até aos últimos já com data de 1995.
As investigações Filosófico-Proudhonianas encontram-se divididas em dez partes. A ordenação obedece ao grau de importância que estes estudos tiveram na evolução mental do autor, tendo em conta o filósofo eleito como constituindo o âmago de toda a investigação que concerne o estudo do homem, do mundo e da vida. Assim, a primeira parte integra os estudos que directamente dizem respeito a Proudhon, naturalmente. A segunda parte, os estudos que se podem integrar na rubrica - Socialismo. A terceira parte, Sociedade. Em seguida Autoritarismo, Estado, Hermenêutica, Música, Crítica e cartas, História e finalmente Filosofia.
Com a reunião em volume de todas estas análises; Proudhon - 12; Socialismo - 17; Sociedade - 13; Autoritarismo - 11; Estado - 10; Hermenêutica - 5; Música - 12; Crítica e Cartas - 6; História - 4; Filosofia - 19; no total de 109 trabalhos e artigos fecha-se naturalmente um ciclo na investigação que o autor tem desenvolvido desde 1984 e a partir de agora inicia-se outro.
Se sentia necessidade de, por vezes, me afastar da investigação central (a obra de Proudhon) para me dedicar a questões ou a acontecimentos históricos que o estudo dessa obra me impelia, (filosofia de Rousseau, materialismo do século XVIII, Revolução Francesa, Comuna de Paris, Guerra Civil Espanhola, Revolução Russa de 1917, Bakunine, Stirner, o conjunto de autores "chamados" de proudhonianos portugueses, toda a temática ligada ao Autoritarismo (personalidade, família, ideologia, militarismo) mais o conjunto de instrumentos postos à disposição do omnipotente Estado (funcionalismo, comunicação social etc, etc) com o fechamento deste ciclo sinto-me finalmente preparado ao fim de 11 anos para me dedicar a cem por cento aos grandes temas proudhonianos. A partir de agora as problemáticas circulares ao pensamento do filósofo de Besançon encontram-se resolvidas e abre-se, de vez, o mundo do filósofo.
A investigação que se inicia demorará, pelo menos a concluir, o dobro do tempo que foi necessário para este primeiro ciclo, mas isso não é importante, desde que se realize. O TEMPO É RELATIVO ÀS DISPONIBILIDADES NELE POSTO

Sem comentários: