quinta-feira, agosto 24, 2006

12 maneiras de enganar incautos via e-mail

As estratégias de burla adoptadas com mais frequência para tentarenganar os consumidores obedecem a um padrão que ultrapassa, frequentementeas fronteiras nacionais, generalizando-se, inclusivamente, à custa de meiosde comunicação instantânea como o correio electrónico.Como se trata de um "negócio" globalizado, os consumidores portuguesessofrem, infelizmente, do mesmo tipo de abordagens fraudulentas, pelo que seconsidera importante dar a conhecer a lista e os processos mais utilizadosem tais propostas.

1. Oportunidades de negócio - É apresentada uma ocasião única delançar um negócio tremendamente lucrativo e nada trabalhoso. Não são dadosgrandes pormenores, mas a actividade proposta é quase sempre tecnológica ouaproveita as possibilidades da Internet, sendo inédita e muito eficiente.Esconde, normalmente, um esquema de venda em pirâmide não só proibido porlei como destinado a um fragoroso fracasso.

2. Venda de listas de correio electrónico - Chamado em inglês"bulk e-mail", este esquema propõe a venda de milhares ou milhões deendereços de e-mail, geralmente ordenados com uma pretensa segmentação. Oesquema pode até integrar a própria remessa das ditas mensagens por conta do"comprador", caso em que as verbas envolvidas serão mais significativas. Opropósito das mensagens seria a publicidade de produtos ou serviços, reaisou fictícios, para cuja contratação se pretenderia obter dinheiro adiantado.

3. Cartas em cadeia - Esquema mais tradicional (pre-Internet),propõe o envio de pequenas quantias às pessoas que fizeram chegar amensagem, bem como o reenvio dessa mensagem a outros correspondentes, quesupostamente responderão enviando, também eles, as mesmas quantias ao agoraremetente. O sistema de pirâmide é óbvio, como óbvia é a certeza de que tudovai acabar por ruir, mais tarde ou mais cedo, deixando desilusões eprejuízos.

4. Trabalhe em casa - Aproveitando a existência de grande númerode pessoas menos ocupadas ou que pretendem desenvolver uma actividade que dêproveitos extra mas não obrigue a trabalhar fora de casa, os promotoresdeste esquema dizem ter em carteira clientes para quem queira dobrarfolhetos, inserir cartas em envelopes, fazer trabalhos simples em computadorou até apenas colar selos em cartas. Na sua versão original, o interessadotem que pagar uma verba inicial para ser admitido, recebendo, normalmente,em troca dessa adesão não uma tarefa concreta para desenvolver, masinstruções ou um livro, contendo sugestões para procurar ele próprioarranjar encomendas e trabalhos.

5. Dietas e curas milagrosas - Sendo igualmente um negócio queevoluiu do tempo da "banha da cobra", que curava todos os males, para aversão electrónica das dietas 110% eficientes e que não implicam esforçofísico nem restrições alimentares, podem consistir na venda dos própriosprodutos milagrosos ou apenas na de folhetos contendo os "segredos". Podemprometer tratamento milagroso para a queda de cabelo, para disfunçõessexuais ou até para o cancro, e são quase sempre baseados em testemunhos demédicos supostamente famosos ou de doentes "milagrosamente" recuperados.Aqui o que há que reter é que não há dieta sem esforço nem curas milagrosas.

6. Rendimentos sem esforço - As mil e uma maneiras de ganhardinheiro sem trabalhar são o mote de inúmeras propostas que garantem lucrossubstanciais em operações cambiais, transferências internacionais eaplicações financeiras da mais variada natureza. A questão a colocar,segundo o FTC, é básica: se fosse assim tão fácil, porque não estaríamos játodos ricos?

7. Oferta de produtos grátis - Neste esquema é proposto aointeressado que ganhe computadores, impressoras, telemóveis, PDAs ou outrosbens de valor elevado. Tudo o que tem a fazer, um vez que foi "especialmenteseleccionado", é pagar uma pequena quantia para aderir e arranjar um certonúmero de outras vítimas. Quando (se) estas aderirem em número suficiente,talvez o concorrente receba alguma coisa, se entretanto as autoridades nãopuserem cobro a esse logro piramidal. De qualquer maneira, se alguma osprodutos em causa não são é grátis. Alguém tem que pagar por eles...

8. Oportunidades de investimento - Baseados em informaçãofidedigna ou em garantias "absolutas", são propostos investimentosfinanceiros de certo montante, os quais darão (dariam...) direito a elevadastaxas de rendimento. Às vezes, os promotores chegam a garantir o reembolsointegral do dinheiro aplicado, depois de ele ter rendido bons juros. O maisfrequente, nestes casos é que nem o investimento inicial torna a ser visto,quanto mais o seu rendimento. Mas outras vezes chegam a ser entregues jurosconsideráveis, o que anima os investidores a voltar a meter dinheiro nosistema e a trazer para ele amigos e conhecidos. E, já agora, porque dariaalguém uma tão proveitosa oportunidade a um completo desconhecido? As almascaridosas e desinteressadas não são assim tão frequentes...

9. Aparelhos de descodificar TV cabo - O êxito dos prestadores deserviços de TV por cabo e a ânsia de alguns em economizar, levou aosurgimento deste novo esquema, em que se procura ganhar dinheiro à custa dosoperadores do serviço. Trata-se de comprar um pequeno aparelho que,supostamente, descodifica o sinal, tornando desnecessário o pagamento daassinatura mensal. Só que muitas vezes nem sequer funciona, e, se funcionar,coloca o utilizador em infracção legal, punível criminalmente. Mas quandoisso for detectado já nem o paradeiro do fornecedor do equipamento seconhece, arcando o utilizador com todas as cosequências legais.


10. Crédito garantido com facilidade - Aparecem muito propostas decrédito em condições muito favoráveis e sem necessidade de garantiashipotecárias, apenas sendo necessário desembolsar algum dinheiro para acederàs indicações para o obter. Depois do pagamento feito, e imediatamente antesde o promotor deixar de dar sinais de vida, o mais que os incautos recebem éuma lista de reais ou fictícias instituições de crédito que, uma vezcontactadas, recusam, naturalmente, o crédito pedido, uma vez que nada têm aver com o esquema organizado.

11. Restauro da capacidade de acesso ao crédito - A generalização dossistemas de crédito e o sobre endividamento de muitos consumidores vieramcriar campo para o aparecimento de "generosos" promotores que prometemcrédito a quem o não pode ter ou a até a pessoas que estão inibidas de usarcartões de crédito, chegando a garantir limpar os registos de inibição deacesso ao crédito. Para tal, apenas é necessário proceder a um pagamentoadiantado desses serviços. Só depois, se a coisa não funcionar, como nãopode funcionar, é que os lesados vêm o logro.

12. Promoções de Férias - Alguns consumidores são "especialmenteseleccionados" através de e-mail como beneficiários de magníficos prémios oucondições verdadeiramente irrecusáveis de cruzeiros ou outras viagens desonho. Uma vez aderentes, pagas as quantias pedidas e chegados ao supostoHotel de luxo, deparam-se com uma residencial abaixo de qualquerclassificação, ou até mesmo com a famosa Pensão Estrela, acabando a dormirna rua. Quanto aos cruzeiros contratados a preço muito favorável, acabam porser em meras barcaças, se é que chega mesmo a aparecer alguma coisa. Àsvezes há ainda uma tentativa suplementar de extorquir mais dinheiro àvítima, propondo upgrades ou locais de alojamento alternativo. Note-se quenão nos referimos, aqui, aos programas de férias que são propostos poroperadores e agências de viagem e que acabam por não corresponder aoprometido nos contratos e nos folhetos. Embora frequentes e devendo serdenunciadas e combatidas, essas situações configuram, a maior parte dasvezes conflitos de consumo, e não verdadeiras fraudes.
Por tudo isto, tenha cuidado e esteja atento!

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