quinta-feira, agosto 31, 2006

Toda a verdade em dois minutos

"Se há alguém neste país preocupado com o insucesso dos alunos, são os professores e não é certamente o Ministério porque então vejamos. Se é tão preocupante o insucesso escolar, expliquem-me, porque é que reduziram semanalmente 20 minutos de aula às disciplinas de Matemática e Português, no 3º ciclo, tendo actualmente apenas dois blocos de 90 minutos, ou seja, 3 horas de aula, quando antigamente eram 4horas?
Façam as contas e verifiquem quantas aulas a menos têm actualmente os alunos ao fim de um ano lectivo nestas disciplinas e que presentemente até têm exame nacional. É desta forma que se combate o insucesso? Não é certamente. Certo é o que se poupa, porque menos horário semanal é igual a menos professores.
Outro desafio que faço à tutela do Ministério da Educação é que dê a conhecer aos portugueses os milhares de faltas que os alunos dão às aulas, isto é, aulas não assistidas por eles, obrigando-se assim os directores de turma a enviar cartas aos pais que, na maioria das vezes, nem se dão ao trabalho de as ir buscar aos CTT sendo estas devolvidas novamente à Escola. Somem os gastos de correio e vejam quanto se gastou com os alunos faltosos que não realizaram as suas aprendizagens! São os pais destes alunos que vão avaliar professores, quando eles nem se preocupam com as faltas dos filhos?!"

Opinião expressa no Público
http://www.blogotinha.blogspot.com/

Sem comentários: