Quando a injustiça se torna lei, a resistência torna-se um dever! I write the verse and I find the rhyme I listen to the rhythm but the heartbeat`s mine. Por trás de uma grande fortuna está um grande crime-Honoré de Balzac. Este blog é a continuação de www.franciscotrindade.com que foi criado em 11/2000.35000 posts em 10 anos. Contacto: franciscotrindade4@gmail.com ACTUALIZADO TODOS OS DIAS ACTUALIZADO TODOS OS DIAS ACTUALIZADO TODOS OS DIAS ACTUALIZADO TODOS OS DIAS ACTUALIZADO TODOS OS DIAS
segunda-feira, abril 21, 2008
Vozes de burro não chegam ao céu
ESCLARECIMENTO A PROPÓSITO DE TÍTULO DESCONTEXTUALIZADO PUBLICADO NO "JN" EM 16/4/2008
Mário Nogueira,Secretário-geral da FENPROF
Sem referir o contexto em que me exprimi, o Jornal de Notícias referiu, em título de primeira página, no dia 16 de Abril, uma reacção em que afirmei "vozes de burro não chegam ao Céu".
A descontextualização da afirmação deixou a ideia de me estar a referir a quantos tinham manifestado desacordo com o conteúdo do designado "Memorando de Entendimento", o que é falso.
Na verdade, esta afirmação dirigia-se aos que, reprovavelmente, colocaram em causa a honestidade e integridade dos dirigentes sindicais, quer levantando suspeitas, quer, mesmo, afirmando que existiriam "moedas de troca" aceites, em alguns casos sendo usados documentos que foram rejeitados pelos Sindicatos.
Foi confrontado com estas acusações que reagi daquela forma e não devido a críticas ou posições de colegas que, legitimamente, discordam das organizações sindicais. Essas posições merecem-me o maior respeito, sendo atentamente consideradas na minha reflexão.
Apesar de não ser responsável pela forma como o referido órgão de comunicação social descontextualizou a minha afirmação, apresento o meu pedido de desculpas aos colegas que, por equívoco, se sentiram magoados. Já em relação aos que têm desenvolvido campanhas que visam denegrir a imagem e seriedade dos dirigentes sindicais, mantenho o que disse.
ESCLARECIMENTO A PROPÓSITO DO ESCLARECIMENTO DE TÍTULO DESCONTEXTUALIZADO PUBLICADO ACIMA.
Kaos, Dono e Senhor do WEHAVEKAOSINTHRGARDEN
Venho aqui mostrar a minha satisfação por saber que a afirmação “vozes de burro não chegam ao céu” não me era dirigida, já que aqui nunca coloquei em causa a honestidade ou a integridade de qualquer dirigente sindical. Venho também discordar dessa forma de manifestação do Secretário-geral da FENPROF, por mais triste que tenha ficado com algumas acusações, porventura injustas, de que tenha sido vitima. Discordo porque deveria entender a posição de quem as proferiu, gente que não entende como uma luta a que dedicaram tanto empenho e em que tanto acreditaram, uma luta que estavam tão perto de ganhar tenha dado um resultado tão pífio. É natural que alguns possam sentir que, baixar as armas e não ir até à rendição incondicional deste governo e desta ministra, foi como um acto de traição à classe. Numa sociedade tão sobrecarregada de corrupção e em que ninguém já sabe em quem pode confiar é natural que alguns se questionem, porquê? Como tantas vezes aqui tenho referido em relação à nossa classe politica, “à mulher de César não basta ser séria, também tem de parece-lo”.
Já agora aproveito para referir que este acordo, que o Mário Nogueira considera como uma vitória para os professores e que mostra que lutar vale sempre a pena, pode ter efeitos muito nefastos para todo o sistema sindical. Com os trabalhadores já cansados de ver as suas lutas não terem as compensações esperadas, verem uma classe profissional finalmente unida e a conseguir resultados, a terem finalmente uma vitória e esta ser transformada num mero acordo que não contempla nenhuma das suas mais importantes reivindicações, é desmobilizador. Poderão perguntar-se se valerá a pena. Eu continuo a acreditar que sim, que vale sempre a pena, afinal o mal não está nunca na luta, mas sim muitas vezes na estratégia e nas espectativas de quem a dirige.
http://www.wehavekaosinthegarden.blogspot.com/
P.S. Dedico este texto a esse grande homem de coluna vertical, directo e leal que é o Francisco Santos - Vozes de burro não chegam ao céu...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário