quinta-feira, junho 04, 2009

Parecia a rodagem de um filme de Hollywood...

Parecia a rodagem de um filme de Hollywood...
Na sequência de injúrias e desobediência à autoridade
funcionário da autarquia detido e algemado


A cena fazia lembrar um filme de Hollywood ou, pelo menos, uma série de televisão americana.

A história, passada na última terça feira, envolveu um imigrante ucraniano que, sob o efeito do álcool, passou a tarde a insultar as pessoas que se encontravam num bar e restaurante perto da praça da república.
Um funcionário da autarquia chamou a GNR e entretanto impediu que o desordeiro entrasse no restaurante, protegendo assim pessoas e porventura bens, já que o ucraniano não tinha contenção em gestos nem em palavras.
Como a GNR tardasse a aparecer, um segundo telefonema terá sido feito, segundo testemunhas, de uma forma menos própria e mais enérgica, apelando para a rápida comparência dos meios e agentes da autoridade.
Na sequência desse segundo telefonema, ao que tudo indica, a autoridade apareceu e deteve... o funcionário da autarquia.
O ucraniano provocador de todos os distúrbios, entretanto, assistia pacatamente à cena a uma distância de 10 metros. Só não fugiu porque manifestamente mal conseguia equilibrar-se.

Algemado com as mãos atrás das costas, e protestando com toda a veemência, foi o funcionário autárquico conduzido ao posto da GNR e posteriormente ao Hospital e ao Instituto de Medicina Legal, à Guarda.

A cena hollywoodesca que se desenrolou ao longo de vários minutos, atraíu a atenção de várias dezenas de pessoas que se encontravam nas imediações.

Regista-se que a GNR demorou cerca de 1 hora a comparecer no local desde a primeira chamada e, por isso, se não fosse a actuação do funcionário da autarquia que lhe barrou a entrada ao restaurante, o ucraniano teria tido tempo para fazer o que bem entendesse dentro do estabelecimento.
Uma vez mais poupo os leitores a pormenores mais sórdidos, como o facto de, segundo testemunhas no local, os agentes trazerem consigo algemas mas não a respectiva chave. Quando foi necessário aliviar a pressão das algemas teve que se chamar uma 2ª viatura.

Enfim... cenas destas felizmente não são frequentes, mas foi público e notório que algo terá que ser feito no sentido de agilizar e aumentar a eficiência das forças da ordem em Seia.
http://joaotilly.weblog.com.pt/

Sem comentários: